Por que a balança de bioimpedância é a melhor opção para academias?

O que é uma balança de bioimpedância?

A balança de bioimpedância é um aparelho que avalia a densidade corporal do usuário através de uma corrente elétrica de baixa dimensão e alta frequência. Dessa maneira, não é avaliado apenas o peso, como acontece nas balanças tradicionais.

A balança de bioimpedância tem a capacidade de calcular o peso do indivíduo, indicando a porcentagem de gordura, dos músculos, ossos e hidratação corporal. Esse recurso auxilia o trabalho da nutricionista na indicação de dietas e cardápios individualizados, tornando o serviço muito mais preciso e personalizado.

Por que a balança de bioimpedância é a melhor opção?

Os resultados da análise de bioimpedância podem ser usados como indicadores para um tratamento personalizado e adequado, através de um monitoramento preciso do estado de saúde, em muitas áreas como obesidade, nutrição e reabilitação, entre outras.

Por esta razão, se torna uma forma de manter o acompanhamento mais real durante o processo de manutenção, aumento ou perda de peso.

Além disso, como não mede apenas o peso absoluto, auxilia também na leitura da quantidade de água corporal. Isso significa que quando a água é eliminada ou quando há uma grande ingestão de líquidos, o peso na balança tradicional tende a mudar. Já na balança de bioimpedância, sabe-se exatamente a quantidade de água presente no corpo, eliminando a má interpretação dos resultados da perda ou ganho de peso.

Esse é um dos motivos pelo qual muitos profissionais que utilizam a balança tradicional, sejam médicos, educadores físicos ou nutricionistas, afirmam que as primeiras gramas que se perde no processo de emagrecimento são referentes à eliminação da retenção de líquido.

Em virtude dessa má leitura da balança tradicional, o paciente acaba sendo levado ao erro. Assim, a balança de bioimpedância é uma alternativa muito mais segura e precisa.

O mesmo pode ocorrer quando o paciente já está em processo de emagrecimento e em um final de semana consome um prato com mais sódio e consequentemente bebe mais água, retém mais líquido e na próxima pesagem em uma balança tradicional os números sobem (não porque engordou, mas porque está mais pesado pelo líquido ingerido) e com isso, o indivíduo pode acabar se desestimulando.

Nesses casos, a balança de bioimpedância auxilia na leitura correta da quantidade de água corporal.

A balança de bioimpedância evita constrangimentos

Além disso, outra vantagem da balança de bioimpedância é evitar o constrangimento do paciente que a balança tradicional impõe, ao ter que se despir para realizar a aferição das medidas.Isto é, a balança de bioimpedância permite que você faça a avaliação vestido com roupas leves e mesmo assim, faz com que você delimite seus objetivos de forma mais precisa, ao conseguir segmentar e direcionar a que parte do corpo o peso corresponde.

Agora que já mostramos as vantagens de uma balança de bioimpedância, sabemos o quanto é essencial que dentro de academias se utilize esse tipo de ferramenta para o conforto dos usuários. Na Sixfit, a sua academia em Campinas, você encontra balanças de bioimpedância, trazendo precisão e qualidade de atendimento para seus clientes, além de contar com um espaço de primeiríssimo mundo. Disponibilizamos avaliações de bioimpedância gratuitas para clientes em quase todos os tipos de planos! Entre em contato para saber mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *